Caspa tem cura?
Caspa é um problema bem comum entre as pessoas. Veja o que o profissional Felipe Roda tem a dizer sobre o assunto.
Nome cientifico Dermatite Seborréica, ou “Caspa”, como é popularmente conhecido, é uma doença crônica que não tem cura. Assustou né? Mas calma, pois irei passar algumas dicas que você mesmo consegue fazer em casa para evitar a caspa.
Os fatores que motivam a caspa são:
- Genética;
- Estresse;
- Proliferação do fungo Pityrosporum Ovale.
Primeiramente é importante saber que a caspa não da somente no couro cabeludo, ela também pode surgir na barba e até mesmo em outros lugares da pele.
Casquinhas brancas e coceira são alguns dos sintomas mais comuns a se observar. Em casos mais agressivos, é aparente lesões avermelhadas, cascas amarelas e até mesmo a perda do cabelo. Ressalto que dependendo do grau da caspa é recomendo ir a um dermatologista para avaliar a situação e tratar com medicamentos.
Existem situações que você pode fazer para evitar a caspa, como:
- Evitar usar o boné com o cabelo molhado;
- Não tomar banho na água muito quente;
- Cuidar com o acúmulo de creme ou produtos no couro cabeludo;
- Fazer a higienização da região diariamente.
O uso do shampoo anti-caspa é indispensável, porque ele possui agentes combatentes como ácido salicílico e piroctona olamina, é importante salientar também que, apesar de desagradável, a caspa não é contagiosa e muito menos sinal de maus hábitos de higiene.
A DICA DE OURO que dou tanto para o cabelo como pra barba é: sair do banho e usar secador de cabelo na região úmida até que seque por completo. Sempre indico aos meus clientes, e isso traz resultados muito positivos.

